Cheque especial, por que nunca usar?

O cheque especial é um dos principais vilões de quem deseja manter um planejamento financeiro saudável. Isso porque esse tipo de crédito possui característica que faria qualquer guru das finanças ficar de cabelos em pé. Por isso, hoje você conhecer alguns motivos pelos quais você nunca deve o cheque especial. Confira e fique longe dessa furada.

Juros exorbitantemente altos

Possivelmente o principal motivo pelo qual o cheque especial deve ser evitado é devido aos seus altíssimos juros. Muitas pessoas se perguntam por que o cheque especial possui juros tão altos, o motivo é muito simples, pela sua facilidade. O cheque especial é especial porque não exige toda a formalidade e burocracia para ser solicitado, como ocorre em outras modalidades de crédito, devido a tanta facilidade, o banco cobra juros extremamente altos de seus clientes.

Endividamento se você não souber usar

Embora extremamente caro, o cheque especial em alguns momentos pode ser uma verdadeira mão na roda, especialmente em momentos de sufoco e orçamento apertado. Porém, poucas pessoas sabem realmente identificar quando esses momentos ocorrem e por isso usam o cheque especial de maneira desmedida em coisas supérfluas. Nesses casos, o que acaba ocorrendo em grande parte das vezes é um efeito bola de neve com as dívidas, ou comprometimento de grande parte do orçamento mensal. Por isso, o preferível é que o cheque especial sempre seja utilizado em momentos de extrema necessidade onde essa via de crédito é a única opção disponível.

Ciclo vicioso de uso do cheque especial

Um fato semelhante ao explicado anteriormente é o efeito bola de neve nas dívidas. Mas nesse caso, a particularidade está na forma como a situação é dada. Não raro você encontrará pessoas que vivem em um ciclo vicioso, onde pega um cheque especial para as despesas mensais e paga a dívida quando recebe seu salário, então novamente pega um cheque especial porque o orçamento apertou e assim sucessivamente, a pessoa vive somente de cheque especial. Isso se torna um verdadeiro vício e compromete de forma extremamente nociva a sua renda e orçamento. Sendo assim, é mais um dos motivos pelos quais você deve ficar longe de crédito especial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *