Truques fáceis de economizar no seu dia a dia.
Tome café da manhã e prepare sua refeição em casa
É mais saudável, desde que você controle mais o que você come, e você pode economizar 2 a 3 reais por dia, o que importa. Se você cozinhar, prepare suas refeições saí 10 vezes mais barato do que comer fora.
Prepare o lanche, leve nozes, frutas… Evite máquinas de venda automática, que são caras e insalubres.
Qual a melhor forma de economizar?

Transporte público e dirigir bem
No carro: Dirija com engrenagens longas, não freie e não abuse do ar condicionado. Você economiza gasolina e prolonga a vida útil do carro. Se você puder, compartilhar as viagens de carro.
Se você for de transporte público: Bilhetes de transporte integrados são mais baratos do que dirigir, mas você gasta mais tempo. Aproveite o tempo para ler, planejar ou trabalhar.
Faça pequenas rotas a pé ou de bicicleta: É barato e ecológico e, além disso, você pratica esportes. Em muitas cidades, eles compartilham o serviço de bicicletas.
Consuma com a cabeça e cuide do que você tem
Evite compras compulsivas: Não compre roupas ou acessórios para compensar um dia difícil ou o tédio. Antes de gastar, pense no que você tem no armário, se você realmente precisa.
Bem estrada: Investe em bons calçados, a longo prazo compensará mais.
Corrigir pequenas falhas nas roupas que você usa mais: É mais barato do que comprar uma nova.
Pequenas despesas: para onde vai o seu dinheiro?
Controle o dinheiro: Se você não sabe quanto dinheiro tem na sua carteira, é mais complicado controlar os gastos. A melhor coisa é que você tem uma quantia semanal de gasto.
Vais ao academia? Pague apenas se você for regularmente: Se não, faça corrida ao ar livre ou dê um passeio rápido. Academias costumam oferecer opções para economizar nas mensalidades também.
Observe a “ida” do seu dinheiro: As primeiras notas, provavelmente, desaparecem do bolso na forma de cafés, caprichos, jogos de azar… O melhor é ter um cofrinho e ir economizando e depois investe em algo que você precisa.
Leia também:
Aumente sua renda sendo Freelancer
Perguntas que você deve fazer antes de investir
Dicas para organizar finanças pessoais